segunda-feira, 18 de julho de 2011

Quando o seu bebê tem cólicas

Cólica é uma coisa terrivél eu sei é muito dificil fazer o bebê parar de chorar inclusive quando se tem uma cólica muitoo forte como a Heloisa teem bom eu estou dando graças a Deus porque ela amanhã faz 3 meses e já está na hora da cólica passar mais posso dizer que já tive problemas serios com cólicas noites sem dormir e ate dormir sentada ja dormi é muito muito dificil na primeira consulta que levei ela ao pediatra meu namorido pegou um papelzinho explicando o que fazer quando o bebê tem cólicas e resolvi escreve-lo para amenizar a dor dos bebês e fazer com que as mamães e futuras mamães apreendam o que fazer:
 O que é cólica ?
O récem-nascido não tem uma estrutura gastrointestinal amadurecido. Isso significa que seu intestino ainda não funciona perfeitamente, não está totalmente adaptado e não consegue eliminar satisfatoriamente os gases acumulados rm seu interior.

Além disso, os recém nascidos também engolem ar quando mamam ou usam chupeta (aerofagia), o que também causa o acúmulo de gases que os faz sentir dores muito fortes: as cólicas

Quando um bebê tem cólicas, ele chora muito, de forma prologanda e sem motivo aparente. Maisde um terço dos bebês, meninos ou meninas, tem cólicas.

As cólicas geralmente cessam após o terceiro ou quarto mês de vida do bebê. Raramente prolongam além disso
Quais são os sintomas?
Nas primeiras semanas de vida, um bebê que tem cólicas chora alto e por longos períodos.

Geralmente piora no final da tarde ou início da noite, podendo ter crises por horas seguidas.

O bebê levanta as pernas e a cabeça, fica com o rosto vermelho e elimina gases. Ele pode recusar o alimento ou começar a chorar após ingeri-lo.

Frequentemente haverá dificuldades em fazê-lo dormir ou mantê-lo dormindo se ele estiver com cólicas.

A cólica é perigosa?
Os bebês que sofrem de cólicas, apesar das crises de choro e da recusa em se alimentar, crescem e ganham peso.

Embora muito estressantes e frustrantes para os pais, as cólicas não prejudicam o o bebê.

O que fazer quando seu bebê tem cólicas?

Não há cura definitiva para as cólicas, mas há medidas que podem deixar o seu bebê mais confortávél:
* Primeiramente proucure manter a calma : o bebê sente o seu estresse e isto não ajuda a melhorar os seus sintomas

*Caso seja preciso, solicite a juda de familiares, amigos ou profissionais para lhe darem suporte e instruções sobre o que fazer.

*Pode ser necessário envolver o seu bebê em um cobertor para aconchegá-lo, mas não faça isso se o tempo estiver muito quente.


*Você pode tentar usar uma pequena bolsa de água quente ou compressa de água morna sobre a barriguinha do bebê.

*Tente colocar a barriga do bebê em contato com a sua, recordando-lhe o período intra-uterino.

*Embale o bebê em um suporte, carrinho ou cadeira de balanço e ande dentro e fora de casa com ele.

* Massageie levemente o abdome do bebê, utilizando um creme ou um óleo neutro, para que suas mãos deslizem com mais facilidade. Faça movimentos no sentindo do horário, pois auxiliam n liberação dos gases intestinais. Em seguida, faça movimentos de pedalar e levante e abaixe as perninhas do bebê.

*Coloque umas das mãos na base do peite e deslize em direção ao ventre como se estivesse esvaziando a barriga do bebê. Repita várias vezes alternando o movimento com a outra mão. Depois, com a mão esquerda segure os pés erguidos e com o antebraço direito vá deslizando desde o peito até o ventre .

*Não interrompa a amamentação no peito. O leite materno não é a causa da cólica. Os bebês amamentados ao seio apresentam uma incidência menor de cólicas do que os que usam mamadeiras e chupeta. Pode ser necessário alterar a dieta da mamãe que amamenta, cortanto alimentos como chocolate, leite de vaca, café. chá-mate, ovos, feijão, repolho, brócolis, couve-flor, etc.

*Caso o intervalo da alimentação do bebê seja inferior a 2 horas, não o alimente se ele chorar, pois este é o tempo que o estômago leva para fazer a digestão(alimente-o apenas se na refeição anterior o bebê tiver se alimentado mal).

*Se o bebê chora demais, leve-o ao pediatra. Ele pode lhe receitar medicamentos específicosque, além de aliviar as cólicas, estimulam a eliminação dos gases, melhorando o desconforto do seu bebê.

*É util manter anotações diárias para auxiliar a avaliação do pediatra. Anote, por exemplo, quais foram os alimentos ingeridos pelo bebê e pela mãe todos os dias, quantas vezes em quais horários o bebê mamou, quantas horas de sono ele teve, além dos hábitos intestinais(evacuações).

*Banho de balde tambem ajudam o bebê a ficar relaxado e não ter cólicas.

Referência:Willian C.Heird. Alimentação de lactantes e crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário